O Centro Sapiens é um projeto para a revitalização da região leste do centro histórico de Florianópolis, tornando um espaço dinâmico e de convivência. A partir das iniciativas pública e privada visa transformar a área em um polo de inovação voltado ao turismo, gastronomia, artes, design e tecnologia.

Diversas ações estão previstas para viabilizar essa transformação. Uma delas é o projeto de lei “IPTU Zero para Startups”, uma proposta da prefeitura atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores, que prevê a isenção do imposto para as novas empresas que se instalarem na região. O Centro Sapiens prevê modificações no centro histórico, como o cabeamento elétrico, que passará a ser subterrâneo, e melhorias nos calçamentos, além do planejamento urbanístico como um todo.

Em Março/2016 foi implantado o Cocreation Lab, um espaço de trabalho colaborativo que funciona como uma pré-incubadora e tem selecionado projetos voltados à Economia Criativa. A abertura do Cocreation Lab contou com um Circuito de Economia Criativa que trouxe palestrantes com atuação internacional na área. O edital de seleção de projetos do Cocreation Lab abre semestralmente – fique ligado na página.