Hora de Cocriar!

Para fomentar a cocriação na nossa pré-incubadora: Cocreation Lab, nada melhor do que uma atividade de interação com os nossos Cocreators!

À vista disso, foi realizado um encontro onde cada integrante teve a oportunidade de se apresentar, demonstrando qual o real motivo de estar aqui, quais são os seus objetivos e quais são as principais competências que podem agregar no desenvolvimento dos projetos.

Sendo assim, cada ideia mostrou o seu potencial, com caráter criativo e inovador. Segundo José Guião, representante do projeto Barco Autônomo, a atividade de interação foi interessante para despertar o sentimento de identidade de grupo do Cocreation Lab, para ele, ter um tempo para opinar nos trabalhos dos outros e saber os progressos deles desperta interesse e empatia pela proposta do laboratório, assim como era para ser, um espaço de compartilhamento aberto e ilimitado de ideias. Juliana Martins do +Saúde também deu o seu depoimento: “Quando o Cocreation Lab começou, não sabia o nome de ninguém e nem como aquelas ideias inovadoras tinham surgido. Com a dinâmica, pude conhecer um pouco a história de cada um, como chegaram ali e observar que apesar de serem ideias distintas, todos temos o mesmo propósito: ajudar pessoas”.

Quer saber quais são as ideias incubadas no nosso laboratório? Então, confere a lista que fizemos para um melhor conhecimento sobre as iniciativas por aqui instaladas:

Co-studio: Experimento de criatividade colaborativo, realizado por um grupo multidisciplinar, que tem como principal motivação a transformação da cidade, de caráter sociocultural. O co-studio busca oferecer à população a possibilidade de fazer uso da cidade, realizando projetos para a cidade e quem a usa.

Hidrointel: O produto em desenvolvimento é o Sistema de Automação Inteligente de Pivôs Centrais e Gerenciamento Remoto de Lavouras, composto por três dispositivos ‘plug and play’ instalados em pontos estratégicos do campo e software em nuvem que automatiza e adiciona inteligência ao processo de irrigação, resultando em aumento de eficiência com consequente redução do consumo de água e energia elétrica e aumento de produtividade devido à estratégia otimizada de irrigação.

Moda Acessível: A ideia é elaborar uma marca destinada à criação e ao desenvolvimento de modelos de shorts e saias, acessíveis aos mais variados formatos de corpos brasileiros. O foco principal é atender toda e qualquer mulher, independente do seu tipo de corpo, disponibilizando shorts e saias, pensados de forma atemporal para suprirem uma necessidade a longo prazo e não momentaneamente.

Smart4People: Para equacionar a melhoria dos serviços de maneira mais otimizada as cidades têm que ser mais inteligentes (do inglês smart cities), aplicando-se monitoração e automatismos em tempo real, de maneira a controlar e tomar ações automáticas. A partir dessa demanda, com a participação de quatro profissionais com larga experiência em desenvolvimento de novas tecnologias, foi concebido o projeto, o qual já concluiu o protótipo dos primeiros produtos e buscará agora os primeiros passos de sua estruturação.

URBANBED: É um conceito novo em hospedagens urbanas que desejamos estruturar em Florianópolis. Consiste num espaço compartilhado de hospedagem, com custo operacional e tarifas abaixo do mercado. Os serviços de alimentação, lavanderia, etc serão prestados pelas empresas do entorno, movimentando assim a economia local. O público principal será o profissional da área da economia criativa que participa de eventos e cursos.

Ecoexperiências: Transformar Florianópolis num destino reconhecido internacionalmente no turismo sustentável é o que move a agência de receptivo Ecoexperiências. Alinhada com as metas da ONU para 2017, declarado como Ano Internacional do Turismo Sustentável, as ações da agência tem como principais pilares: proteção da biodiversidade, fomento de comunidades tradicionais e saberes, distribuição de renda e valorização de patrimônios históricos e culturais.

GT BIM: Propõem uma arquitetura mais eficiente energeticamente e conectada com a medida dos edifícios. Ao verificar as edificações de um modo geral, muitos insumos são desperdiçados na fase de construção ou operação. R

PEDAIS DE ÁUDIO: Este projeto tem o objetivo de promover a integração entre Tecnologia e Música através do desenvolvimento, produção e divulgação de pedais de efeito de áudio. Assim, busca-se projetar e construir pedais de efeito de áudio de qualidade e com preço acessível ao público, utilizando-se do conhecimento da engenharia e da música, principalmente, além de uma interface com o design.

Hexball: O simulador de treinamento tem como finalidade avaliar e demonstrar os erros de execução dos fundamentos técnico e físico dos atletas, assim a comissão técnica poderá desenvolver atividades específicas para cada jogador, com a intuito de corrigir a execução dos fundamentos. O sistema de monitoramento físico e tático permite monitorar e avaliar, em tempo real, os treinamentos individuais dos atletas de forma segura e objetiva. O software de gerenciamento de treino será responsável por organizar e otimizar o tempo de planejamento dos treinos.

IBEX: Surgiu da ideia de utilizar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação em engenharia e dos projetos desenvolvidos em grupos de pesquisa a fim de melhorar a qualidade de vida procuram desenvolver dispositivos cyber-fisicos, rápida prototipagem e com uma qualidade de trabalho versátil e atualizada, utilizando o estado da arte em seu desenvolvimento.

Barco Autônomo: Surgiu de uma disciplina da Engenharia de Materiais, como uma ferramenta de suporte ao veleiro ECO UFSC, como uma plataforma de instrumentação autônoma capaz de solucionar dificuldades que se apresentam na coleta de dados oceanográficos, atualmente realizada com utilização de boias estacionárias e embarcações tripuladas; estas demandam mão-de-obra especializada, contratação de pessoal, e ainda limitam a pesquisa, além dos altos custos operacionais.

Walk n’ Talk: É um projeto que integra turismo ao ensino de idiomas conectando brasileiros e estrangeiros interessados em aprender línguas e conhecer a cultura local. Une-se turismo, cultura e educação através de dois eixos:

Arq Bio LAB: Startup social de economia criativa, onde seus integrantes se capacitarão para desenvolver a economia local, idealizando e empreendendo negócios junto a comunidade. Negócios estes, que gerem renda e trabalho para os cidadãos, artistas e potenciais microempresários.

Kokua Digital: Kokua por definição significa “ajudar” em Havaiano, a palavra foi escolhida por ter tudo a ver com a proposta da Ilha, sendo um lugar muito propício ao surf, como o Havaí, por ser também uma ilha e por ter esse clima de sol, com altas ondas, gente bonita e agito. Como Kokua vem para ajudar os negócios locais a se levantarem e ao mesmo tempo está nesse clima de “Havaí Brasileiro”, a palavra caiu como uma luva, agregando todo o conceito e simpatia à marca.

ENERGIZE: A startup Energize quer fornecer energia limpa e renovável de forma simples e rentável para qualquer consumidor. Para isto, promove a reunião de pessoas físicas e jurídicas, através do conceito de crowdfunding¸ para implementar sistemas fotovoltaicos de geração compartilhada. Esta modalidade, prevista na resolução normativa específica, permite que grupos de consumidores possam usufruir dos benefícios ambientais e econômicos inerentes ao uso da energia solar de forma coletiva e criativa.

Dosemed Chart: Oferecer um tratamento rápido e de qualidade nem sempre é um trabalho simples para os radioncologistas e físicos médicos. O tratamento radioterápico de tumores envolve um complexo processo de conformação da radiação no tumor, além de uma equipe multidisciplinar altamente especializada e integrada. A DosemedChart otimizará o tempo de toda equipe possibilitando a realização de mais tratamentos em menos tempo

LTrace: A equipe dedicou-se na pesquisa e desenvolvimento de técnicas de Estatística, Inteligência Computacional e Machine Learning para solução de problemas em geofísica. A empresa irá oferecer produtos e serviços baseados nos métodos desenvolvidos durante os projetos com a Petrobras, que foram testados e validados por geofísicos de diferentes áreas da empresa, reconhecendo a sua eficiência computacional e eficácia.

+Saúde: A maior motivação para o +Saúde, que, também é a razão para ele existir, é de transformar uma parcela da realidade do segmento de saúde em Florianópolis. O segmento de consultas. O +Saúde é um market place constituído por dois principais stakeholders: profissionais da saúde e pacientes, intermediando as duas necessidades existentes no ecossistema de Florianópolis e, com isso, supri-las por meio de um market place onde unimos profissionais da saúde ao paciente.

AzoClima: Disseminar a informação meteorológica de forma contextualizada para determinados ramos de atividade utilizando como ferramenta modelos numéricos da atmosfera, dados ambientais medidos em superficie e dados de usuários. Dessa forma, o aplicativo fornecerá a cada cliente a informação especifica relacionando as variáveis meteorológicas com o respectivo setor de interesse (energético, desportos, vestuário, naval, turístico, construção civil, entre outros

Conexão Liberdade: Projeto que visa gerar renda para mulheres privadas de liberdade ou egressas do sistema prisional. Para isso, criaram o marketplace Conexão Liberdade, em que grupos produtivos formados por essas mulheres poderão vender seus produtos, gerando renda, autonomia, dignidade e empoderamento.