Última fase do programa: Estruturação dos Empreendimentos

Nas últimas semanas de Abril os pré-incubados do Cocreation Lab entraram na 3ª Fase e última do programa, de Estruturação dos Empreendimentos. Depois da contextualização do ambiente empreendedor e da lapidação das ideias por meio dos canvas de mapa de empatia, proposta de valor e modelo de negócio, a 3ª Fase contará com atividades que focarão nas bases Estratégicas dos empreendimentos.

Já foram trabalhadas a Análise SWOT e as dicas para uma boa construção de Missão, Visão e Valores. Já nos últimos dias 3 e 4 de Maio começaram a ser realizadas as oficinas que tratam de Branding, a gestão de marcas.

Começando com atividades sobre o DNA de Marca, os cocreators passaram processo de valorização criativa adaptado da metodologia TXM Branding, desenvolvida no LOGO UFSC desde 2006. As equipes de projetos ajudaram umas às outras na discussão e identificação dos conceitos essenciais que formam as suas marcas e serão a base de construção da sua identidade corporativa e de toda a comunicação com seus públicos.

A TXM Branding baseia-se em três grandes etapas:

Think, onde são mapeados os diferenciais e recursos mais autênticos da marca, a partir do DNA e do Propósito, e também o seu Posicionamento perante aos concorrentes e públicos e o Naming (definição/validação do nome do empreendimento);

eXperience, que trata da percepção dos diferentes públicos sobre a marca enquanto experiência multisensorial, em um Sistema de Identidade que traduz o DNA em cada ponto de contato da marca;

e Manage, etapa de estudo das estratégias de comunicação, desenvolvimento do endobranding e storytelling da marca.

As oficinas no Cocreation Lab focarão na etapa Think da TXM onde nas próximas semanas da pré-incubação serão abordados o Propósito e o Naming. As oficinas estão sendo ministradas pelos pesquisadores do LOGO UFSC e sócios na empresa MOOD Lab: Daniele Warken, Fernando Portela e Patrick Veiga.

O programa de pré-incubação será concluído com atividades voltadas para os planos operacional, financeiro, de vendas e marketing, culminando em uma rodada de pitchs dos projetos para gestores de ambientes de inovação de Floripa, nos quais os empreendedores terão a possibilidade de continuar o desenvolvimento e estabelecer seus negócios.