Boas-vindas turma 2017.2!

Nesta semana, na segunda-feira (7 de agosto), tivemos a recepção dos novos cocreators que estarão participando do processo de pré-incubação 2017.2!

No primeiro momento, pela parte da manhã, os cocreators contaram com a ilustre participação de Josep Miquel Pique, Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) que abordou sobre ecossistemas de inovação e como esses ambientes auxiliam na geração de novos negócios.

O encontro também foi marcado com a presença do  Superintendente da Fundação CERTI e idealizador do Centro Sapiens, José Eduardo Fiates que, juntamente com a Professora Clarissa Stefani Teixeira, explicaram sobre o projeto Centro Sapiens e as ações que já estão sendo realizadas e articuladas pela respectiva gestão do Centro e os seus impactos no Centro Histórico da cidade.

Os cocreators ainda tiveram mais um encontro pela parte da noite, que abrangeu o processo de pré-incubação do Cocreation Lab, explicando desde o significado de uma pré-incubadora assim como o que consiste a pré-incubação e suas fases, o que esperar ao final do processo, abordando também a importância de se observar o perfil empreendedor e o ambiente que está inserido.

O Cocreation por ser uma das principais ações do Centro Sapiens se preocupa que os novos empreendimentos pré-incubados estejam inseridos não somente na pré-incubadora, mas também estejam inseridos no Centro Histórico da cidade, local onde se encontra a sede do Cocreation Lab. Para isso, foi ressaltado a importância de cada projeto estar envolvido em ações que auxiliem o Centro da cidade e observar de que maneira cada empreendimento pode impactar localmente.

Por fim, os cocreators ainda contaram com uma palestra sobre “Indução de empreendimentos vitoriosos” com o Coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnoogia – AGITTEC, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Silon Procath, que ressaltou as mudanças dos processos de inovação  assim como trouxe alguns cases de sucesso dos programas de pré-incubação e incubação da Pulsar, a Incubadora da UFSM.

Finalizando essa primeira fase, que contextualizou o ambiente empreendedor,  os próximos encontros irão consistir no desenvolvimento do Modelo de Negócios dos projetos de empreendimentos!

Em nome do Centro Sapiens, agradecemos imensamente a presença de todos os participantes que contribuíram muito para o fomento do nosso ecossistema empreendedor! Com certeza, seguimos firmes com as parcerias nesse segundo semestre!