Troca de experiências entre as ideias pré incubadas – CO STUDIO

No Cocreation Blás #7 , que aconteceu dia 9 de abril de 2018, alguns ex-cocreators vieram ao Cocreation Lab conversar um pouco sobre a experiência da pré-incubação e apresentar seus negócios à turma #4. Foi muito gratificante poder observar as ideias e projetos que acompanhamos diariamente na pré-incubadora tornarem-se negócios concretos com tanto potencial.

Um dos negócios apresentados foi o CO STUDIO. Projeto idealizado pelos arquitetos Lucas Passold e Felipe Rizzon, o estúdio de criações compartilhadas nasceu inicialmente com o intuito de resolver um grande problema dos escritórios de arquitetura: a falta de comunicação e interação com outros profissionais. Um projeto de arquitetura não envolve apenas a criação do arquiteto para ser concretizado. Ele precisa desenvolver uma relação também com engenheiros, mestres de obra, marceneiros, designers e outros profissionais que irão executar e auxiliar na materialização do projeto. Assim, o CO STUDIO surgiu da ideia de integração, começando pelo processo de projeto até a finalização de uma obra.

Com pouco mais de um mês de ideia formada, o escritório foi selecionado para a primeira turma de pré-incubação do Cocreation Lab. Aqui, os arquitetos expandiram mais suas ideias, transformando-as em um estúdio modelo. Perceberam que muitas empresas estão buscando por serviços mais compactos e integrados, e decidiram ampliar o seu campo de criação também para o mundo do design e do marketing. “No momento em que começamos a trabalhar diretamente com designers e gerentes de marketing, nosso campo de capacidades e habilidades se ampliou”, conta o arquiteto Lucas Passold. “O arquiteto é por essência um profissional multidisciplinar, ele precisa entender um pouco de muita coisa e, quando ele se aproxima e tem contato direto diário com especialistas, cria-se uma relação mútua e benéfica para os dois lados. Nós aprendemos muito com os designers e vice-versa. Estamos todos lidando com arte, composição, formas, estética… e quando há uma troca entre nós, sempre acontece algo muito bom. Chamamos esses momentos de sinergéticos aqui no escritório. É quando uma ideia complementa a outra, e elas vão se transformando até se tornarem algo incrível. E quem ganha com tudo isso são os nossos clientes: em maior agilidade na entrega, melhor comunicação, menos reuniões, menor custo e é claro, na melhora da qualidade do projeto.”

Após o estabelecimento da equipe multidisciplinar, o estúdio passou a focar os seus projetos para o desenvolvimento de empresas. Com metodologias integradas entre as áreas de design, arquitetura e marketing, o CO STUDIO é capaz de captar o DNA das empresas e transformá-los em produtos nos mais diversos meios visuais possíveis. Isso significa captar a essência da ideia de um cliente e criar desde a marca da empresa, suas impressões gráficas, projetar os espaços de trabalho, criar a arquitetura em que irá receber seus clientes e até uma campanha de divulgação que atinja em cheio os usuários finais. Após cerca de um ano de testes, projetos, criações de parcerias e com o auxílio de dois mentores, o CO STUDIO finalmente irá começar seu caminho pelo mercado da economia criativa. Os sócios acabam de lançar a empresa oficialmente e, no seu site, é possível navegar por um portfólio de destaque, com trabalhos de branding, casas, design de interiores, e principalmente projetos de escritórios, comércios e empresas.

É com esse ânimo, com um espaço que possibilite essas trocas diretas, e com uma metodologia multidisciplinar, que o escritório acredita poder contribuir com suas competências e criações no desenvolvimento da cidade. “Queremos crescer no sentido de contribuir com todas as pessoas e com a cidade, e assim evoluir de pequenos trabalhos para grandes projetos de espaços públicos, parques, habitações sociais, eventos regionais e assim por diante. É preciso ter muitas cabeças em sintonia para essas tarefas, e isso nós já estamos buscando”, afirmam os sócios e melhores amigos. De fato, ao acompanhar a equipe do CO STUDIO, nota-se que a cocriação não só gera bons projetos mas também boas amizades e uma relação harmônica entre os envolvidos. Sucesso e vida longa ao CO STUDIO!

 

 

 

avatar
  Subscribe  
Notificar sobre