Artigo: Arte Urbana em Toronto: Graffiti Alley

 

Arte Urbana em Toronto: Graffiti Alley

Toronto é considerada pela Rede de Cidades Criativas da UNESCO, como a Cidade Criativa das Artes Midiáticas. Nesse sentido, a cidade canadense incentiva a produção artística em várias formas. Entre essas iniciativas, o programa StreetARToronto busca desenvolver e promover a conscientização sobre a arte urbana e o seu papel na cidade.

Assim, a cidade está rodeada de arte nas suas ruas. Dessa maneira, os desenhos são indispensáveis para trazer beleza e personalidade aos bairros de Toronto. Gostou da iniciativa? Acesse aqui para conhecer mais sobre o projeto!

A inspiradora Graffiti Alley

O beco de arte urbana, o Graffiti Alley, tem quase um quilometro de extensão e fica localizado próximo da Queen Street West e da Spadina Avenue. Assim, os murais possuem diversos temas, sejam eles abstratos, desenhos autorais, cartoons ou retratos da cidade. Além disso, as obras são constantemente mudadas, a fim de diversificar o lugar e dar espaço para outros artistas.

Nesse sentido, o local é visitado por turistas e moradores e é um passeio indispensável para os amantes de arte urbana. Mas também, o Graffiti Alley mostra que é possível transformar locais antes esquecidos em espaços que inspiram e convidam as pessoas a conhecer! Um belo exemplo em que a arte pode mudar a cidade!

Arte urbana em Florianópolis

Na cidade de Florianópolis existe uma iniciativa semelhante. Dessa maneira, o Circuito Arte Urbana, criado pela equipe do projeto Centro Sapiens, apresenta as artes, seus criadores, e sua localização. Bem como, o espaço conta com uma galeria de fotos colaborativa, e nela qualquer pessoa pode identificar o artista.

 

Que tal ajudar na iniciativa?

Gostou das iniciativas? Vamos juntos pensar uma cidade melhor?

 

 

Autora: Maria Eduarda Zanella – Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Via Estação e Conhecimento – UFSC

avatar
  Subscribe  
Notificar sobre