Cocreation Blás apresenta Laércio de Matos Ferreira

O Cocreation Lab realiza nesta segunda-feira (04), mais uma edição do Cocreation Blás, com a palestra do mestre e doutor Laércio de Matos Ferreira, autor do livro, “A inovação tecnológica e as dinâmicas locais”. Aberto ao público e gratuito, o evento tem como foco a troca de experiências sobre temáticas importantes para a estruturação do negócio, por meio de um bate papo entre empreendedores.

O Cocreation Blás ocorre na sede do Cocreation Lab, com início às 18h, no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) localizado a Rua Saldanha Marinho, 196, no Centro de Florianópolis.

Laércio de Matos Ferreira é graduado em Processamento de Dados (Mackenzie), Mestre em Administração (UECE), e doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia (UFJR).

É consultor desde 2011 e mentor de negócios desde 2015, sendo atualmente diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Mentores de Negócios e vice-presidente da Rede de Incubadoras do Ceará. Atualmente foca seus estudos nos mecanismos para Gestão Sistêmica da Inovação.

ACIF promove edital exclusivo no Cocreation Lab

  A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) realiza o processo seletivo de um edital exclusivo em parceria com o Cocreation Lab. A ação vai impulsionar o projeto de cinco novos empreendedores. O edital está em aberto até o dia 18 de fevereiro. Desde sua implantação, mais de 30 projetos já foram beneficiados pelo […]

O que o centro histórico de Floripa precisa?

Abrimos aqui um espaço para discutir problemas & compartilhar insatisfações.

O que falta para o distrito criativo? Quais situações enfrentamos na porção leste, o antigo bairro da Pedreira, do nosso centro histórico? Deixe cada um dos problemas em um comentário.

Queremos levar os problemas mais apontados para as entidades gestoras & parceiras do Centro Sapiens para serem discutidas! Vamos juntos? 😀

Seguiremos conectados! Participe!

Escola de Arte Faferia com programação Imperdível!

Atrações e oficinas temporárias da Escola de Arte Faferia desse mês de Março prometem movimentar o centro leste de Florianópolis!
O escultor Marcelo Mello é uma delas. Ele está com a exposição “De todas as coisas do mar”, no Mercado Público e na Faferia vai oferecer uma experiência de criação de vasos escultóricos em argila!
Março também ficará marcado pela abertura de uma nova turma de Glass
Fusing, com a artista vidreira Ro Giuntini. Além dela, a arquiteta e urbanista
Laura Rotter Schmidt vai ministrar a oficina “Maquetes de Arquitetura”, que
retoma a modelagem física de volumes.
De acordo com o coordenador Fifo Lima, a programação conta ainda com
o laboratório Prosa Miúda, ministrado pelo escritor e editor Fábio Brüggemann. Segundo ele, a ideia do laboratório é a criação de microcontos, por meio de uma imersão em textos curtos. Ainda na linha da literatura, o professor Evandro Rodrigues, editor da Katarina Kartonera, vai ensinar a fazer pequenos livros a partir da produção de capas com papelão
reciclado e com miolo impresso em jato de tinta.
Fifo conta inclusive que as atrações não param por aí. As músicas de um dos maiores compositores brasileiros, Chico Buarque, serão ouvidas e comentadas pelos integrantes da oficina Canções do Chico, com o acompanhamento do escritor e tradutor Renato Tapado. “Nesta oficina serão estudadas as letras e suas poéticas, e a relação entre as letras e aspectos musicais”, explica ele. A programação completa, com suas datas e horários,
pode ser conferida em www.faferia.com

Parcerias público privadas precisam fortalecer o Distrito Criativo

Empresário Fernando Marcondes Mattos avaliza a ideia e cobra mais apoio

A restauração e a utilização de edificações fechadas por décadas, sem uso, é uma das sugestões do empresário Fernando Marcondes Mattos, como contribuição para a revisitação e movimentação da área leste do Centro Histórico de Florianópolis.  Ele considera a ideia de recuperação, atrelada a chegada de criatividade e dinamismo em uma área degradada pela ação do tempo e pela falta de preservação é um dos elementos mais importantes do grande guarda chuva que contempla o projeto Florianópolis Cidade Criativa.

Marcondes diz ser este processo de revitalização e revisitação da cidade antiga, um gesto de amor a Florianópolis, uma peça essencial para grandes resultados. “Muitos países fizeram esta metodologia, restabelecendo ambientes esquecidos e deteriorados, dando espaço para micro e pequenos empreendedores, criando oportunidades com a união de várias ações e tudo foi transformado”, disse Fernando.

Sua ideia ganha contornos diferenciados quando Fernando desenha em mente a importância de parcerias público/privadas para a execução de novos projetos e o sucesso de cada um deles. “Debaixo deste guarda chuva de criatividade, a implantação do gabinete do prefeito na área central, em prédios públicos desocupados que podem ser recuperados, pode ser um grande passo. Uma alternativa que venha gerar economia, aproximar a população e movimentar aquela região”, resume o empresário ao descrever que a imagem de imóveis antigos fechados, pichados, sem ocupação precisa ter um novo cenário.

Para ele, o Centro Histórico precisa ver em seu patrimônio, uma iniciativa que ganhe força como pólo de pintura, de música, de artesanato, de tecnologia e dos mais diversos processos que garantam dinamismo. “Este circulo virtuoso vai transformar tudo o que temos hoje e vamos colher frutos positivos, que nos oferecerão uma explosão no turismo da Capital. Eu sou um apaixonado pela causa, apoiador. Mas, acredito que todos os setores precisam abraçar a causa juntos. Mais apoio é fundamental”, conclui.

Artigo: Arte Urbana em Toronto: Graffiti Alley

 

Arte Urbana em Toronto: Graffiti Alley

Toronto é considerada pela Rede de Cidades Criativas da UNESCO, como a Cidade Criativa das Artes Midiáticas. Nesse sentido, a cidade canadense incentiva a produção artística em várias formas. Entre essas iniciativas, o programa StreetARToronto busca desenvolver e promover a conscientização sobre a arte urbana e o seu papel na cidade.

Assim, a cidade está rodeada de arte nas suas ruas. Dessa maneira, os desenhos são indispensáveis para trazer beleza e personalidade aos bairros de Toronto. Gostou da iniciativa? Acesse aqui para conhecer mais sobre o projeto!

A inspiradora Graffiti Alley

O beco de arte urbana, o Graffiti Alley, tem quase um quilometro de extensão e fica localizado próximo da Queen Street West e da Spadina Avenue. Assim, os murais possuem diversos temas, sejam eles abstratos, desenhos autorais, cartoons ou retratos da cidade. Além disso, as obras são constantemente mudadas, a fim de diversificar o lugar e dar espaço para outros artistas.

Nesse sentido, o local é visitado por turistas e moradores e é um passeio indispensável para os amantes de arte urbana. Mas também, o Graffiti Alley mostra que é possível transformar locais antes esquecidos em espaços que inspiram e convidam as pessoas a conhecer! Um belo exemplo em que a arte pode mudar a cidade!

Arte urbana em Florianópolis

Na cidade de Florianópolis existe uma iniciativa semelhante. Dessa maneira, o Circuito Arte Urbana, criado pela equipe do projeto Centro Sapiens, apresenta as artes, seus criadores, e sua localização. Bem como, o espaço conta com uma galeria de fotos colaborativa, e nela qualquer pessoa pode identificar o artista.

 

Que tal ajudar na iniciativa?

Gostou das iniciativas? Vamos juntos pensar uma cidade melhor?

 

 

Autora: Maria Eduarda Zanella – Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Via Estação e Conhecimento – UFSC

3ª Open Week Centro Sapiens de Empreendedorismo Criativo

Depois do sucesso da primeira e segunda edição, chegou a vez da 3ª Open Week Centro Sapiens de Empreendedorismo Criativo. Dos dias 22 a 26 de outubro, abriremos nossas portas para receber interessados em participar de Palestras e Oficinas, desta vez voltadas para o autoconhecimento. A Open Week vem pra aumentar as conexões entre a comunidade local e empreendedora e também aproximá-la do distrito criativo. Confira a programação:

22/10

23/10

24/10

25/10

26/10

Você pode fazer sua inscrição aqui!

Faça sua inscrição para a 2ª Open Week de Empreendedorismo Criativo Centro Sapiens

Está chegando a 2ª Open Week de Empreendedorismo Criativo Centro Sapiens! Abaixo seguem os links para inscrição das palestras, eventos, workshops:

14/05

15/05

16/05

17/05

As vagas são limitadas então…garanta a sua 🙂

Vem aí a 2ª Open Week de Empreendedorismo Criativo Centro Sapiens!

Depois do sucesso da primeira edição, vem aí a 2ª Open Week Centro Sapiens – Empreendedorismo Criativo! De 14 a 17 de maio, os dias aqui no Centro Sapiens estarão recheados de Mentorias, Rodadas de negócios, Espaços de cocriação, Palestras e Oficinas abertas à população. A Open Week vem pra umentar as conexões entre a comunidade local e empreendedora e também aproximá-la do distrito criativo. Confira a programação:

14/05

  • 14h-18h: Oficina Noções básicas de edição de vídeo – com a Profa. Ally Colaço
  • 18h: Open Centro Sapiens – Aberto para visitação do público
  • 19h-20h30: Palestra A Fábrica Working Bar – Simplificando o consumo: Apresentação do Case do Empreendimento – com Arthur Lawrence Xavier.

15/05

  • 8h30-12h: Open Centro Sapiens – Aberto para visitação do público
  • 14h-16h: Oficinia O que a dança pode ensinar aos empreendedores? – com Profa. Tatiana Leme e Prof. Guilherme Rocha.
  • 16h-18h: Oficina Negócios, empatia e a experiência do usuário – com Eduardo Sully.
  • 18h-19h: Open Centro Sapiens – Aberto para visitação do público
  • 19h-20h:  Visita Técnica: Curso Tecnologia em Marketing Faculdade CESUSC. Apresentação do Projeto Centro Sapiens/Cocreation Lab – com a Profa. Gisely Martins.
  • 20h-21h: Palestra Inovação em processos criativos: o case CO STUDIO – com Lucas Passold e Felipe Rizzon.

16/05

  • 14h-16h: Oficina Design Thinking: Transformando necessidades em oportunidades – com Luiz Botega.
  • 17h-18h: Mentoria: Gestão de Carreira – com Profa. Gisely Martins.
  • 18h-19h: Mentoria: Propriedade Intelectual – com José Eduardo Machado Jr.
  • 19h-20h: Palestra O Empreendedorismo e a Economia Criativa – com Prof. Luiz Salomão Ribas Gomez.

17/05

  • 8h30-10h: Palestra Associativismo e economia criativa, tudo a ver – com Luciano Pinheiro, presidente da ACIF.
  • 14h-18h: Pronto móvel – o FabLab móvel do PRONTO 3D em ação na frente do MESC.
  • 14h-18h: Apresentação EGC: Soluções prototipadas para o Distrito Criativo, pelos alunos da disciplina Habitats de Inovação – conduzida pela Profa. Clarissa Stefani Teixeira.
  • 18h-19h: Mentoria Marca e Branding – com Irina Lopes.
  • 19h-20h:  Visita Técnica: Curso Tecnologia em Marketing Faculdade CESUSC. Apresentação do Projeto Centro Sapiens/Cocreation Lab – com a Profa. Gisely Martins.
  • 20h-21h: Palestra Mentoring – O que é, quais são seus objetivos, o que buscar em seu mentor e o que não esperar de seu mentor – com Prof. Tiago Mattozo.

Muita coisa legal, né?! Anote na agenda e não perca esses encontros! Falando em agenda, para mais detalhes dos eventos, informações sobre os mentores e palestrantes, acesse a nossa agenda 🙂

Troca de experiências entre as ideias pré incubadas – CO STUDIO

No Cocreation Blás #7 , que aconteceu dia 9 de abril de 2018, alguns ex-cocreators vieram ao Cocreation Lab conversar um pouco sobre a experiência da pré-incubação e apresentar seus negócios à turma #4. Foi muito gratificante poder observar as ideias e projetos que acompanhamos diariamente na pré-incubadora tornarem-se negócios concretos com tanto potencial.

Um dos negócios apresentados foi o CO STUDIO. Projeto idealizado pelos arquitetos Lucas Passold e Felipe Rizzon, o estúdio de criações compartilhadas nasceu inicialmente com o intuito de resolver um grande problema dos escritórios de arquitetura: a falta de comunicação e interação com outros profissionais. Um projeto de arquitetura não envolve apenas a criação do arquiteto para ser concretizado. Ele precisa desenvolver uma relação também com engenheiros, mestres de obra, marceneiros, designers e outros profissionais que irão executar e auxiliar na materialização do projeto. Assim, o CO STUDIO surgiu da ideia de integração, começando pelo processo de projeto até a finalização de uma obra.

Leia mais

TURMA 2018.1 – Os aprovados!

Saíram os aprovados!

Acabou o período de avaliações! A equipe do Cocreation reuniu os resultados e ranqueou os melhores colocados! Rufem os tambores e se preparem para saber quem são os mais novos pré-incubados pelo Cocreation. Os 10 projetos aprovados (em ordem afalbética) pelo edital 2018.1 do Cocreation Lab são:

Leia mais