Perguntas Frequentes

Veja o nosso FAQ sobre o Cocreation Lab e qualquer dúvida nos mande um e-mail contato@centrosapiens.com.br 🙂

1. Economia Criativa?

1. O que é economia Criativa?

Economia criativa consiste na informação, conhecimento e na criatividade, envolvendo atividades que mobilizam capital intelectual e processamento de dados em seus sistemas produtivos. No caso de Florianópolis, abrange áreas potenciais que vão desde a arquitetura, artes, design, turismo, gastronomia, moda e a tecnologia.

2. Pré-incubadora?

2. O que é uma pré-incubadora?

É um ambiente que oferece mecanismos de suporte a empreendedores para transformar suas ideias em negócios em empresas formalizadas juridicamente.

3. Pré-incubação?

3. O que é o processo de pré-incubação? 

O processo tem como principal objetivo oferecer suporte aos empreendedores para que transformem suas ideias em negócios, com um produto/processo ou serviço pronto (ou pelo menos protótipo) para já ser comercializado no mercado. Durante a pré-incubação são disponibilizados encontros, mentorias, eventos, serviços e apoio institucional a essas ideias, auxiliando-as a verificar a viabilidade mercadológica do seu futuro negócio.

4. Para quem?

4. Para quem se destina o Programa de Pré-Incubação? 

O programa é destinado para pessoas físicas que tenham alguma ideia e queiram torná-la um negócio voltado para as áreas de Economia Criativa.

5. Duração?

5. Qual é a duração do Programa? 

Seis meses, sem prorrogação.

6. Expectativas?

6. O que se espera ao final do Programa?

Espera que o projeto de empreendimento possua um modelo de negócios viável e esteja pronto para comercializar o seu produto ou entrar em um processo de incubação.

7. Vantagens?

7. Quais são as vantagens de participar do Programa de Pré-Incubação do Cocreation Lab?

  • Utilização de infraestrutura colaborativa da pré-incubadora (localizada no Museu da Escola Catarinense (MESC);
  • Acesso à rede de contatos;
  • Credibilidade por estar inserido na pré-incubadora;
  • Compartilhamento de um ambiente altamente empreendedor;
  • Compartilhamento de riscos;
  • Capacitações voltadas ao negócio e ao perfil empreendedor;
  • Fluxo de conhecimento.
8. É presencial?

8. O programa é presencial?

Sim, o programa é 100% presencial, tendo que apresentar uma frequência mínima de 20h semanais no Cocreation Lab e presença em todos os encontros que serão oferecidos durante o processo, salvo justificativa.

9. Estrutura?

9. Como funciona a estrutura do Cocreation Lab?

Um ambiente compartilhado (coworking) onde todos os projetos de empreendimentos selecionados podem ser trabalhados de modo colaborativo, ampliando seu networking e auxiliando em demandas dos próprio projetos. Tal ambiente possibilita a geração de novos negócios, o perfil empreendedor e acima de tudo a disseminação do conhecimento em rede.

10. Pré-incubação x Incubação?

10. Qual a diferença entre Pré-incubação e Incubação?

A pré-incubação consiste em apoiar empreendedores que ainda não possuem um negócio estabelecido, apenas uma ideias que precisa ser validada e formalizada em um negócio. Já a incubação é a fase destinada à instalação física de uma empresa já formalizada, oferecendo suporte empresarial para que ela possa se colocar no mercado.